Os maias foram uma civilização das mais avançadas de sua época. Cresceram como nenhuma outra em uma área que até hoje consideramos difícil de viver. Porém assim que chegaram ao auge do desenvolvimento decaíram. Uma civilização que tinha tudo para ser uma potência na América, isso se os espanhóis não tivessem chegado aqui e destruído tudo como se eles fossem animais infestando as florestas. Mas porque que após a chegada dos espanhóis, e antes mesmo disso, os maias já vinham em declínio e hoje sumiram sem deixar vestígios?
Sabemos que em certas regiões de onde um dia reinou seu império existem descendentes desse povo. Mas o porquê deles terem sumido tão rapidamente é uma questão que com certeza nos faz pensar. Inteligentes, ricos, conhecimento de astronomia, matemática, construções maravilhosas, sábios da agricultura, construção civil, militarismo... E mesmo com tudo isso, acabaram. Existem quatro teorias, como visto nos documentários de Exploração Maia, guerra, fome, desmoronamento do sistema comercial e crise ambiental causada pelo excesso de construções.
Na minha opinião o fim da civilização Maia tem uma explicação simples. E serve como exemplo. Um exemplo que ainda temos tempo de evitar fazer igual.
Os Maias me lembram muito as grandes potências mundiais atuais. Detentoras de toda a riqueza, sabedoria, tecnologia, não medem esforços para construir, construir e construir. Não pensam nos problemas ambientais que estão causando e muito menos nas consequências que eles trarão com o passar dos anos. Vivem em guerras internas e se metendo em assuntos externos que nada têm a ver com sua política, a não ser claro, seus interesses econômicos em determinada região. Com o passar dos séculos sofreram e continuam sofrendo com as mudanças climáticas. A população valoriza o comércio mais do que tudo, consumismo exacerbado. Vêm a religião como sendo de suma importância, mas esquecem da convivência pacífica com aqueles que vivem no mesmo mundo que o seu, afinal como diz no documentário "os maias adoravam guerras". Somando o descuido com o ambiente em que vivem, essa paixão pela guerra, o consumismo, a necessidade sem precendentes de querer sempre mais e mais e claro a destruição de seu império pelos estrangeiros fica claro entender o motivo do colapso da civilização maia. Aqueles que sempre se julgam superiores ao demais, cedo ou tarde, serão subjugados pelas próprias atitudes. Usando uma simples metáfora, quanto mais alto escalar uma montanha, maior é a queda. E foi isso que aconteceu com os maias, aqueles que um dia chegaram aos céus, conversaram com deuses, previram o fim do mundo na nossa era, uma hora caíram. Uma queda muito mais rápida do que sua ascensão.
Como dito anteriormente, os maias me lembram muito as potências mundiais de hoje. Uma delas, cito a principal, Estados Unidos da América. As semelhanças são muitas. Hoje os EUA são detentores do conhecimento tecnológico, maior riqueza do planeta, maior poluente que existe e sem pensar nas consequências. Apenas depois que os desastres acontecem é que começam a pensar no que deveriam ter feito. Assim como os Maias que construíam as pirâmides e desmatavam enormes trechos da floresta sem pensar no que aquilo iria causar em um futuro não tão distante, hoje são os Estados Unidos. Destroem a natureza e poluem o ar, mas de nada servem para decidir como evitar o aquecimento global como visto recentemente
Não quero fazer uma critica aos Estados Unidos. É apenas uma constatação que chamou muito minha atenção ao tentar formular uma teoria sobre o fim da civilização maia. Duas civilizações que são grandes demais para seus projetos gananciosos. Governantes que manipulam a sociedade para sempre trabalharem em prol do desenvolvimento do império. Esquecem do mundo em que vivem e aos poucos destroem a si mesmos, conseqüência das atitudes mal pensadas das gerações anteriores que os antecederam. Os maias foram reféns do próprio mundo que criaram para viver. Foram grandes, poderosos, até hoje podemos visitar os sítios arqueológicos que nos demonstram a imponência de seu império.
Mas é como disse anteriormente “quanto mais alto escalar uma montanha, maior é a queda”. De nada adiantou os Maias terem feito a mais perfeita das escaladas sem que pensassem nas conseqüências que essa subida iria trazer. Naquele tempo nada sabia-se de aquecimento global, no que se refere ao desmatamento para a construção de pirâmides, por isso que o fim dos Maias serve de exemplo para a nossa civilização atual. Assim como ele que foram os maiores de sua região e sua época e hoje ninguém sabe o porque de se desaparecimento, assim podemos ser nós daqui a alguns séculos. O motivo do colapso da Civilização Maia para mim é esse: Aqueles que sempre se julgam superiores ao demais, cedo ou tarde, serão subjugados pelas próprias atitudes. Foi isso que aconteceu com os Maias, subjugados pelas próprias atitudes mal pensadas que tiveram, sumiram do mapa sem que soubessemos até hoje o porquê disso.
Será que eu ganho? =D Tomare... (yn)
mt bom!
ResponderExcluirAcho q tu ganha
Legal
ResponderExcluir#f acinação Maia
Exatamente o que procurava sobre toldos, obrigada!
ResponderExcluir