Como latem os cachorros a noite


20/01/15

Sério, já notou como os cachorros latem muito durante a noite? Eu não sei o que eles enxergam, o que eles vêm, ou pensam existir, o que querem dizer, o porque não estão dormindo, mas tipo, eles latem muito durante a noite. Talvez isso tenha sido algo que notei a vida inteira, mas até quinze minutos atrás nunca tinha dado importância. 

Eu estava sentado na escada aqui do lado de fora nos fundos de casa, é uma da manhã e eu devia ir dormir, afinal é apenas uma quarta-feira e logo mais tem que estar no trabalho, mas é uma noite agradável, por isso sentei. E de qualquer forma, o que impede as pessoas de sentarem do lado de fora de suas casas em uma madrugada qualquer no meio da semana? Até você que está lendo, nada te impede. E foi ali sentado que o cachorro começou a latir, ele não me via, eu também não via ele. Sabia onde ele estava, ouvia seu movimento, talvez ele também tenha me considerado assim, mas ele latiu, e latiu de novo, e de novo, até eu usar do artifício do shhhh. E ele entendeu e ficou quieto. Acho que identificou quem eu era pelo shhh. 

Primeira lição da noite: cachorros latem muito a noite; segunda: nada te impede de sentar do lado de fora de casa numa madrugada no meio da semana; terceiro: cachorros compreendem o shhh.

E dai voltou aquele silêncio misturado com alguns carros passando próximos, o vento e alguns grilos. Já parou para ouvir os grilos? Eles fazem barulhos de grilos. Desculpa desapontar com essa questão óbvia. Então temos os carros passando, o vento levando as nuvens, os grilos fazendo grilices. E claro, os cachorros latindo. O de casa estava quieto, mas ao longe escuta-se a sinfonia. Eles conversam entre si? A essa hora? Quanta disposição. Daí que os cachorros nessa sinfonia noturna, junto com as nuvens indo embora com o vento, esse clima de verão prestes a chover a qualquer momento, sei lá, mas tudo isso misturado meio que começou a encaixar tipo quebra-cabeça. Seriam os cachorros, as nuvens, os grilos, os carros, tipo como esses pensamentos que surgem na cabeça de todo mundo, sempre durante a noite madrugada? 

Eu tentei começar a fazer algumas coisas umas quantas vezes desde o final da novela das sete, nada rendeu. Nem dirigir aleatoriamente e começar tiroteios com a polícia no GTA foi algo, digamos, digno de não fazer nada. Foi como se desde as oito e meia da noite a única coisa que rendeu foi perceber como os cachorros latem muito durante a noite. E então ao fazer essa comparação meio tosca que vou pensando, enquanto digito esse texto genérico e grande que a maioria das pessoas não vai ler, justamente por ser genérico e grande. Mas essa comparação de que latidos, grilos e a cabeça pensando em tudo, e ao mesmo tempo não pensando em nada, são coisas típicas da madrugada. Sim, as vezes isso também ocorre durante o dia, mas não com tanta ênfase como agora. 

É como se os cachorros estivessem querendo falar algo muito importante, mas que eles só falam durante a madrugada para aqueles que estão dispostos a ouvir eles. Mas pensa comigo, ou a gente esta dormindo, ou a gente usa o shh, ou a gente simplesmente não entende o que eles estão querendo expressar. Quando criança, que nem faz tanto tempo assim, eu achava que o latim era a língua dos cachorros (tipo latim de latido, nada ver) mas não é. Se fosse, quem sabe dava pra entender alguma coisa, mesmo eu não sabendo latim. Mas como só sei quatro línguas desse mundo, e apenas uma corretamente (naquelas), falta muita coisa pra aprender.

Talvez esteja aí a quarta lição da noite: não é possível entender cachorros latindo no escuro. Sim, no escuro, porque se é durante o dia fica um pouco mais fácil descobrir se é fome, se ele está preso, se ele só quer carinho, ou se ele só está te xingando. 

Pausa. Fui selecionar novas músicas e esqueci porque estava escrevendo esse texto mesmo.

Voltamos a parte da comparação, cachorros latindo durante a noite, são como os pensamentos que rodeiam a cabeça minha, tua, dessa pessoa ai do teu lado, de qualquer um que você pensar, os pensamentos esses que ficam indo e voltando tipo um pinball na cabeça e que é difícil colocar a maldita da bolinha na rota certa para ganhar os pontos. Temos a quinta lição?

Não tente entender pensamentos, eles são igual cachorros latindo durante a noite. Talvez. Temos muito que aprender com os cachorros. Cinco lições para uma noite estão bem, eu acho. Acho que preciso acordar junto com o sol pra aproveitar melhor o dia. Talvez eu consiga isso hoje, mesmo faltando poucas horas para que ele volte a dar as caras aqui por esse lado do planeta. Mas antes de ir tem duas músicas bacanas de hoje para compartilhar, a primeira foi enquanto escrevia aqui.

O Avicci consegue fazer músicas cada vez melhores, e recentemente ele lançou a The Days, que toca em tudo que é lugar, e a The Nights, essa mais recente e ainda sem tanta repercussão. Mas que entre as duas foi a que mais tenho escutado, além da música e o clipe serem bons, tem uma letra bem bacana para agregar essa vibe de pensamentos na madrugada. 

One day you'll leave this world behind / So live a life you will remember / These are the nights that never die / When thunder clouds start pouring down / Light a fire they can't put out / Carve their names into those shining stars / Go venture far beyond these shores

Um dia você deixará esse mundo para trás / Por isso, viva uma vida que você vai se lembrar / Essas são as noites que nunca morrem / Quando as nuvens começam a soltar seus raios / Acenda um fogo que elas não possam apagar / Esculpa seus nomes nessas estrelas brilhantes / Vá se aventurar além dessas margens


E antes de ir, essa música aqui que foi a música nova conhecida mais legal do dia, Can't Stop Won't Stop - Scrape The Sky, porque cansa ouvir sempre as mesmas coisas, essa é uma boa para mudar um pouco o estilo,  e vai por mim que é uma baita música  que serve tanto para começar o dia alegre, ou encerrar o expediente no final da tarde, e de ouvir com volume alto.


E aproximadamente 1h30 desde ter começado a pensar nesse texto sentado lá fora, eu ainda continuo em dúvida se vai crase no título ou não. Se leu deixa teu comentário! ;)

Em resumo, talvez esse texto tenho saído apenas para que seja uma noite que nunca morra

Bom final de quarta-feira para quem fica, boa quinta-feira para quem chega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário