Nas duas ultimas semanas, fiz essa pergunta acho que para umas 7 pessoas diferentes. Pra Cristina Ranzolin e a Luiza Zanchetta do Jornal do Almoço da RBS TV, com o Paulo Britto do Globo Esporte RS, com a Paula Sperb do O Caxiense, com o Guto Agostini da UCS FM, com a Gabi Marcon da UCS TV, com o Rodrigo Reis da Atlantida Caxias e amanhã vou no Pioneiro e na Mais Nova. É um trabalho da faculdade sobre midia e to indo nos veiculos de comunicação pra entrevista os Jornalistas e pegar respostas de perguntas como: Porque ser Jornalista? A importancia da profissão? A importancia do rádio, da TV, da Internet? O perfil de um jornalista e/ou radialista no quesito jovem/esportivo... Em todas as respostas se tem algo como:
"É um profissão muito apaixontante" Cristina Ranzolin
"Papel importante de lidar com os acontecimentos, estar por dentro de tudo, tentar ser o melhor jornalista possivel, ajudar a formar uma boa opinião" Luiza Zanchetta
"O jornalista deve ser isento" Paulo Britto.
Ou vários outras frases batidas do tipo:
"É importante estar bem informado e informar a sociedade".
"É a mídia que influencia toda a sociedade".
"Não tem como fugir da informação".
"É uma profissão de extrema importancia que requer muita seriedade e, as vezes, influencia tanto que as pessoas mudam de opinião sobre determinados assuntos".
E demais frases do gênero. Agora EU lhes pergunto:
"E quando o Jornalista é mal informado?"
"E quando a sociedade fica mal informada?"
"E quando se passa a informação errada?"
"Quando não sabem o limite entre piada e respeito?"
Vejam o próximo video para entenderem melhor aonde quero chegar.
Ta eu SEI que o Pretinho é um programa de humor. Eu sei que é uma piada, que tem que ter jogo de cintura para ouvir certas coisas e tudo mais. Porém, pare para pensar: qual é o grau de influencia que o PB tem hoje na vida dos gaúchos? Alto. Eu, sinceramente, faz MUITO tempo que não escuto, porém, ao contrário de mim existe uma 'audiência monstruosa' que escuta a Atlantida no horario do PB. Essa audiência ouve tudo o que eles falam e guardam para si, independente de concordarem ou não, as pessoas irão repetir o que eles falam, os assuntos do programa serão os assuntos discutidos nas salas de aula, mesas de bar, sala de espera... Eu mesmo ja fui assim, vivia repetindo o que ouvia no PB, até que um dia percebi que aquilo estava ficando ruim. Que certos assuntos não são abordados de maneira correta e que mesmo tratando-se de piadas necessitam certo respeito. Já ouvi piadas sobre escoteiro, no rádio e fora dele, ouvi no PB, ouvi ainda no Y. Aprendi a ignorar muita coisa, as vezes ignoro até coisas que depois me arrependo de não ter falado nada. Mas esse Post não é para simplesmente xingar o pessoal da Atlantida. É a MINHA opinião sobre esses assuntos: Escotismo, Pretinho Basico, Ser Jornalista.
Escotismo
Hoje mesmo, após um evento nos Pavilhões, voltando de carona com meu chefe ele me fez a fatídica pergunta: "Mas o que vocês fazem no escoteiros? O que é o escotismo?" Toda vez que me perguntam isso eu fico sem resposta, mas tento formular alguma na hora. Hoje eu respondi algo mais ou menos assim: "Hoje eu devo tudo o que eu sou ao escotismo. Se não fosse o escotismo eu não consigo me imaginar sendo outra pessoa. Todo o carater, o jeito de ser, meu estilo de vida é influenciado pelo escotismo. O Escotismo além de proporcionar toda essa parte de aventura, atividades ao ar livre, te prepara, te ensina a ser uma pessoa melhor. O civismo, a honra, toda a parte ritualistica de Leis e Promessa, a FRATERNIDADE entre os escoteiros. Acho que isso é o principal. É uma segunda familia, são pessoas, amigos, irmãos, um grupo que eu sei que posso contar a qualquer hora pra tudo na vida. Quando BP criou o escotismo em 1907 a intenção dele era tirar os jovens das ruas e fazer com que eles servissem ao futuro da pátria. Esse é o principal objetivo do escotismo. É um movimento para jovens que busca preparar as pessoas para serem bons cidadãos, utéis para com Deus, com sua a pátria e para o próximo. Bom seria se todos conhecessem, respeitassem, e participassem do movimento escoteiro". Foi assim que eu expliquei, em breve palavras, o que é o Escotismo.
Pretinho Básico
O PB, como eu disse antes, é um programa de humor, sei disso. Já ouvi fazerem piadas de escotismo, não me importo. MAS tem certos detalhes que exigem R-E-S-P-E-I-T-O virtude que dessa vez eles não tiveram (virtude esta ensinada no escotismo). Porque digo isso? Vamos às explicações: O email lido não foi direcionado a eles, um ouvinte mandou um email criticando as pessoas que falavam mal do escotismo.Todos sabem que o programa tem um Produtor, que seleciona os emails enviados, imprime eles e divide para cada pessoa da mesa. Hoje mesmo a Rodaika postou uma foto no Twitter em que aparece uma folha impressa com o texto do programa.
Ou seja, esse email (sobre escotismo) foi previamente lido para entrar na pauta do programa. Não sei se a intenção de RIDICULARIZAR o escotismo tambem foi decidida antes do programa, ou se isso aconteceu porquem deram pro Potter ler. A ultima vez que ouvi o Pretinho foi na época do Planeta Atlantida SC desse ano. Mas desde muito tempo antes eu já não escutava. E cada vez mais acontecem coisas que me fazem ter mais certeza de que não perco nada ao não escutar o programa.
Ser Jornalista
Eu faço Jornalismo. Estou no primeiro semestre. Tenho a puta sorte de ja estar trabalhando na área. E quando me perguntam "Porque Jornalismo?" eu não sei responder. Ou melhor, não sabia, até duas semanas atrás... Ao contrario dos meus colegas mais proximos, em que 6 a cada 10 já disseram que tão afim de desistir do curso, a cada dia que passa eu tenho mais certeza que é isso que eu quero. Essas visitas nas duas ultimas semanas me deram mais certeza, pois gosto dos três tipos de veiculos (Jornal, Radio, TV) e não me vejo fazendo qualquer outra coisa fora da comunicação. Quem sabe, QUEM SABE, algo na Publicidade, mas não estaria completamente feliz. Falando com os diversos jornalistas nesse tempo recebi respostas que me fazem pensar muito na importancia de ser jornalista. Toda essa coisa de influenciar pessoas, formar opinião, estar bem informado, saber informar. Tudo isso que eu não vejo nos comunicadores do PB. Ou pelo menos não vi nesse caso da 'piada' sobre escotismo do ultimo dia primeiro.
"E quando o Jornalista é mal informado?"
Eles não sabem do que se trata o escotismo, e tratam como piada. Palhaço vestido de criança são eles. O escotismo tem objetivos muito maiores, para um BOM jornalista, que estiver BEM INFORMADO, eles deveriam saber do que estão falando.
"E quando a sociedade fica mal informada?"
A sociedade desconhece o que é o escotismo. E quando aparecemos na mídia é na boca desse tipo de gente que não sabe o que está falando? "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim?" Nao, obrigado. Não precisam nem falar.
"E quando se passa a informação errada?"
O Escotismo como eu disse antes ' É um movimento para jovens que busca preparar as pessoas para serem bons cidadãos, utéis para com Deus, com sua a pátria e para o próximo'. Saibam do que estão falando.
"Quando não sabem o limite entre piada e respeito?"
O Movimento Escoteiro tem um papel fundamental na formação da sociedade. Assim como não deve-se fazer piadas sobre crianças internadas na oncologia, não deve-se fazer certos tipos de piadas sobre o Escotismo. Nossa função na sociedade é muito mais importante do que a de vocês.
Se fizessem a real função de um jornalista (informar/formar opinião/fazer um serviço) com certeza a NOSSA importancia, juntamente com a importancia do PROGRAMA seriam de EXTREMA RELEVANCIA para a sociedade.
Amanhã não ligarei o radio para ouvir o Pretinho, e continuarei sem ligar. O que me deixa mais 'triste' com isso é que o que me fez optar pelo Jornalismo foi o Rádio. A maneira mais rápida, agil e de repercussão mais importante da comunicação. E se teve alguem que me fez optar realmente pelo jornalismo em rádio foi sempre ouvir Atlantida. Admito, sou paga pau da RBS. E quanto mais conheço os veiculos, mais fissurado fico por querer trabalhar la. Uma pena são as pessoas que temos que seguir como 'exemplo'(?), que são 'jornalistas', entre aspas mesmo. O Potter um cara que eu comecei a ouvir a Atlantida na época em que ele entrou no Y. O Cagê, Mauricio, Porã, Piangers... Pessoas divertidas, que são engraçadas nos seus papéis de Jornalistas/Humoristas que exercem no rádio. Nessas horas é que me pergunto o que fazem pessoas como Everton Cunha e David Coimbra no meio disso tudo. Já o Fetter nem vou comentar muito, um cara que se acha o rei do rádio gaucho e que bloqueia os ouvintes no twitter porque não sabe receber criticas. É Fetter, eu não sou louco e mentiroso como você me chamou, apenas gosto (e muito) de expor minha opinião. E ao contrario de algumas pessoas eu não saio bloqueando os outros ao inves de ouvir as criticas.
Se a RBS realmente quiser fazer algo de util para o RS e SC então produza materias sobre Movimento Escoteiro. Garanto que os 10 mil escoteiros do Rio Grande do Sul estarão dispostos a ajudar no que for necessário.
Esse Post eu escrevi para dar a MINHA OPINIÃO sobre esses fatos. Essa 'má divulgação' que o Escotismo recebe. Como diria no email que recebi de um Pioneiro do Grupo Escoteiro Murialdo (aquele do email lido) "E vocês? o que acham? Esse é o reconhecimento que a mídia nos dá por formarmos melhores cidadãos?" E logo acima do email dele havia emails do pessoal da minha Tropa falando sobre o assunto já. Ou seja, como disse um dos jornalistas com que falei "Não tem como fugir da informação". E se o resto do pessoal do PB não for tão futil como o Fetter espero que saibam receber criticas. Enquanto isso faremos o que meros mortais como nós podemos fazer, xingar muito no twitter! ;)
E ao pessoal do POLITICAMENTE CORRETO. Aquelas pessoas que dizem coisas como "mesmo tu tendo razão, controle tuas palavras" lhes digo uma coisa. Controlarei minhas palavras quando achar necessario. Nesse Post como puderam ler fui muito educado (no twitter admito que não) se alguem se sentir ofendido ou triste então vá assistir Legendários e praticar o humor do bem. Se ninguem xinga e nem critica, continuarão pisando em cima da gente. Se um dia mandei um email descendo o pau na UEB foi porque tinha motivos o bastante para não deixar quieto aquilo que eu julgo ser errado. Se um dia escrevi Twetts xingando o Pretinho Básico foi porque tinha motivos o bastante para não deixar quieto aquilo que eu julgo ser errado. Nós, escoteiros, não somos lixo pra ficarem falando desse jeito sobre nós na mídia. Merecemos o devido respeito.
Se quiserem conhecer mais do Movimento Escoteiro acesse o Blog da TSX
www.xavante179.blogspot.com
www.xavante179.blogspot.com
@eusouogabriel
FOOOODAAAA-SE
ResponderExcluirQUE LIXO
ESCOTEIRO DE CU É ROLA, SEU MONGOLOIDE RETARDADO!
o mongoloide retardado tudo bem
ResponderExcluirmas o cu de rola é mt complexo pra minha idade mental
desde ja agradeço sua visita no blog
volte sempre
SAPS!
FOLODA-SE. FOLODA-SE ESCOTEIROS, BANDO DE BADERNISTA. TUDO CRIADO À LEITE COM PÊRA. À OVO MALTINO, NA GELADEIRA. À PÃO COM MORTADELA!!!
ResponderExcluir?
ResponderExcluirauhauhauhu tahh, vou contrariar os teus amigos ai de cima e postar um comentário um pouco mais educado :P
ResponderExcluirNão sei pq to começando a fechar ctg. Escoteiro, jornalismo e estágiario da Gazeta! uahuahua tu virou meu seguidor q eu seii ¬¬ imitããão! Mas curti oq tu escreveu ;)
BjoooO May Calgaro
Sobre oq é ser escoteiro... tbm fico sem saber oq responder quando me perguntam! Mas se tu n tiver mais nada de interessante para fazer olha um texto lá no meu blog (super, hiper, mega desatualizado)sobre o isso ;) acho q foi o meu segundo post
ResponderExcluirhttp://coisascomplexas.blogspot.com/
BjooO dnovo
Fala Gabriel.
ResponderExcluirPorque os caras do PB ironizaram o e-mail? Essa resposta eu realmente gostaria de ouvir.
Pois até o Neto que eu a "admirava" por ser um cara culto e correto desmoralizou.
Esse ano eu completo 20 anos de movimento e ainda penso o que responder quando me peruntam, o que é ser escoteiro. Para mim ser escoteiro é ser FELIZ, ter amigos e virtudes.
Um abraço
Oda
Não oiça mais essa rádio, isso é mau jornalismo.
ResponderExcluirGostei do que você escreveu sobre o que é ser jornalista. Também estou no primeiro semestre do curso. 'Porquê jornalismo?'É difícil responder a essa pergunta. Só entende isso quem, como você disse, não se imagina fazendo outra coisa na vida.
Gostei pra caramba do blog.. estou no primeiro semestre do curso de jornalismo tambem e não me vejo fazendo outra coisa.. rs'
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Perguntinha:
ResponderExcluirComo o governo espera tratar o problema do Bulling, se a própria mídia destinada o público jovem influencia a propagação do desrespeito?
Que feio que ficou pro programa da Atlântida heim. O escoteiro procurou ser porta-voz num local onde poderia atingir o seu público alvo. Acabou sendo ridicularizado num marketing totalmente negativo.