não nasci para acordar cedo

aqui sou eu às 7h






aqui sou eu perto das 13h



















aqui sou eu as 16h30














agora são 16h50. dormi seis horas nessa noite, porém fui dormir sem sono, o que significa que demorei para dormir... mas meus problemas estão resolvidos, é só eu ir morar na Suécia.

A Suécia começa neste mês uma nova revolução social, com a introdução da chamada "Sociedade B" - uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.  

A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, uma espécie de "relógio interno" que é geneticamente determinado. Segundo essas pesquisas, uma "pessoa B" possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23 horas. 

As "pessoas B" são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de manhã cedo, que é quando as "pessoas A" são mais ativas. Segundo os criadores, esse é um movimento contra a tirania do despertador, que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer -e melhor qualidade de vida.


a foto não tem a ver com o post, mas não é todo dia que você vê uma tartaruga beijando um ursinho, sorria e acene
Então, não nasci para acordar cedo, e em um sociedade B como a da Suécia talvez possa me dar bem. Nos últimos dias tenho voltado a acordar cedo. O problema não é acordar, mas manter-se acordado. Quando chega próximo das 13h o mundo começa a ficar em slow motion... a rotina tem sido

07h - 14h primeira parte do dia (essa fazendo o feijão com arroz)
14h - 16h dormir (não nesse horário, mas uma média de sono a tarde)
16h - 00h segunda parte do dia (essa mais produtiva e sem sono ao final)
00h - 06h dormir (o que dá em média oito horas de sono ao dia)

Sim, poderia dormir mais cedo, só que não... quantas vezes você já pensou "aah hoje durmo mais cedo, amanhã acordo mais cedo e faço o que não fiz hoje" e quando percebe dorme 12 horas e não faz nada e dificilmente consegue cumprir a promessa feita na noite anterior. Eu me conheço, muito difícil isso acontecer... mas enfim, escrevo esse post para daqui um tempo (não faço ideia de quanto) possa voltar a ler e pensar: "aah agora me sinto uma pessoa normal". 


Enquanto isso vou tentando não parecer sempre com sono e acabar dormindo durante belos dias de sol como os que têm tido ultimamente. Trabalhar a noite sempre foi meu horário preferido, talvez pelo silêncio (sonoro e virtual), pela velocidade da internet e saber que não estou perdendo nada nesse período de tempo (já que todos estão dormindo) exceto o meu próprio sono (que vou recuperar quando todos estiverem ocupados, aah que paradoxo dos infernos!)

Bom, agora começo minha segunda parte do dia. Considerando que amanhã não preciso acordar cedo, é provavel que dure mais do que o tempo estimado acima, amanhã as horas de sono serão as mesmas, o que muda é o período em que elas acontecem. Ou então me mudo pra Suécia e está tudo resolvido, ou então arrumo um emprego e ajeito meus horários, parece mais fácil do que ir para a Europa... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário